A CIR é a primeira empresa nacional a reunir toda a sua tradição de potência e durabilidade na fabricação de Ferramentas Elétricas Universais. Sua outra característica é o incomparável rendimento e grande economia em manutenção das Ferramentas Elétricas de Alta Frequência.
O Motor:
Trata-se de um Motor de Indução Trifásico, como dos motores comuns do Esmeril de Bancada ou de Compressor. Não possuem Induzido (rotor bobinado), nem escovas de carvão, apenas o Estator possui bobinas.
Portanto, sua manutenção trata-se, basicamente, de troca de rolamentos, constituindo o maior atrativo das Ferramentas de Alta Frequência, o baixo custo de manutenção.
Os motores comuns de Indução Trifásicos trabalham em 60 Hz, a 3.600 rpm. Para esses motores atingirem 18.000 rpm que é a velocidade necessária para executar os serviços das Ferramentas Elétricas Universais, é necessário um Inversor de Frequência, que irá converter a frequência da rede de 60 Hz para 300 Hz, elevando assim a velocidade do motor.
Há alguns anos, eram necessários os antigos Conversores de Frequência Rotativos, compostos pela combinação de pesados motores de elevado custo de aquisição e manutenção para converter a frequência de 60 Hz para 300 Hz. Hoje com o grande avanço tecnológico da Engenharia de Automação, qualquer Inversor de Freqüência Eletrônico encontrado na praça é capaz de alimentar as Ferramentas de Alta Freqüência CIR, para tanto é necessário apenas que sejam observadas a capacidade do Inversor ( ≥ 5,0 cv e ≥ 0 - 300 Hz) e que seja feita a parametrização (programação) adequada. Baixando consideravelmente o custo de implantação das Ferramentas de Alta Frequência.